Durante a pandemia, com a quarentena e o fechamento de escolas e atividades públicas, os pais e encarregados de educação enfrentaram o desafio de encontrar soluções para entreter as crianças. Felizmente, algumas plataformas oferecem conteúdos exclusivos para esse público, juntamente com ferramentas que permitem um melhor controle da mídia veiculada às crianças.

O YouTube Kids é uma dessas plataformas. Além dos vídeos mais populares de sempre, o YouTube também tem uma plataforma para crianças. O serviço visa fornecer conteúdos como aplicativos, músicas e vídeos educativos de forma segura e simplificada. O YouTube Kids oferece ferramentas de controle parental para tornar o conteúdo adequado para cada família, como filtros automáticos, comentários de usuários e moderadores para garantir que os vídeos sejam apropriados para esse público.
Porém, a própria plataforma reconhece que o sistema não pode ser perfeito, por isso dá aos responsáveis a oportunidade de controlar o conteúdo exibido. Também é possível denunciar imediatamente se você encontrar um vídeo que não deveria estar nesta versão do YouTube, para que o Google verifique o conteúdo que você enviar.
Controle de Conteúdo

As ferramentas do YouTube Kids permitem que você escolha manualmente os vídeos e canais que seus filhos podem acessar, bloqueie vídeos ou canais que você não considera apropriados, acesse seu histórico de exibição e controle a função de pesquisa. O serviço também permite definir um timer que limita o uso do aplicativo, que mostra um alarme quando programado e interrompe o serviço quando a sessão termina. Ao usar o aplicativo pela primeira vez, ele deve ser “desbloqueado” usando-o com uma conta de adulto responsável.
Se você estiver conectado com uma conta do Google, o aplicativo permite que você crie um perfil com o nome e a idade do seu filho. Com o YouTube Kids é possível criar até oito perfis para crianças, escolhendo a faixa etária adequada: “Pré-escolar”, “Kids” ou “Teens” para que possam explorar as opções apresentadas para cada faixa etária. O conteúdo também pode ser acessado por meio do modo “Apenas conteúdo aprovado”, que exibe vídeos e canais escolhidos a dedo.
Crianças e Segurança Online
Mesmo com serviços considerados seguros, as crianças devem ser supervisionadas por um adulto para evitar que acessem conteúdos impróprios ou até mesmo cliquem em anúncios enganosos. O tempo de tela também deve ser monitorado para que a exposição à tecnologia não se torne prejudicial às crianças.
Outros Serviços Educativos
Além do YouTube Kids, há outros serviços educativos que podem ajudar as crianças a se entreter durante a quarentena. A Khan Academy, por exemplo, oferece aulas gratuitas em vários assuntos, como matemática, história, arte e ciência. Mas esse é um assunto para um próximo artigo.