CAF adia CAN de 2021 para 2022 devido a Covid-19

0
166
O Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol, CAF, decidiu adiar o Campeonato Africano das Nações de 2021 para Janeiro de 2022 devido à pandemia da COVID-19 que assola o mundo.

O Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol, CAF, decidiu adiar o Campeonato Africano das Nações de 2021 para Janeiro de 2022 devido à pandemia da COVID-19 que assola o mundo.

Inicialmente estava marcado para Junho e Julho de 2021 e mais tarde antecipado para Janeiro e Fevereiro do mesmo ano. Mas a pandemia da COVID-19 não permitiu que os jogos da fase de qualificação que deviam acontecer em Março e em Junho deste ano tivessem lugar, o que faz com que a Confederação Africana de Futebol adie a realização da fase final, nos Camarões.

A confirmação foi feita esta terça-feira através de videoconferência pelo Presidente da CAF, Ahmad Ahmad, e não avançou novas datas específicas para a fase final da competição, apenas o adiamento para 2022.

Ahmad Ahmad não avançou nem as datas da remarcação dos jogos da fase de grupos de qualificação ao certamente.

Assim, os jogos dos Mambas, referentes a terceira e quarta jornadas, diante dos Camarões, bem como da quinta jornada, frente ao Ruanda e a sexta, contra Cabo Verde, ainda não tem datas.

Os Mambas, recorde-se, lideram o grupo de qualificação ao CAN, com quatro pontos, frutos de uma vitória, diante do Ruanda, por 2-0, e um empate, a dois golos, frente a Cabo Verde.

Quanto a Liga dos Campeões Africanos, a CAF anunciou que será disputada no formato de “Final Four” não tendo ainda sido decido o local que vai acolher a competição enquanto que a Taça CAF será disputada no Marrocos.

Outra decisão tomada pelo Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol foi cancelar o CAN feminino marcado para este ano e o anúncio do lançamento da Liga dos Campeões de futebol feminino apesar de existirem poucos clubes profissionais de futebol feminino no continente considerado o berço da humanidade. 

Entretanto, o cronograma para a Liga dos Campeões Africanos, edição 2020/2021, que contará com a participação do Costa do Sol ainda não foi anunciado, nem da Taça CAF, que vai ter a participação da União Desportiva de Songo.