Celebra-se hoje o dia Mundial da Luta contra o consumo do Tabaco

0
45

Celebra-se hoje, 31 de Maio, o Dia Mundial sem Tabaco, um evento que destaca os perigos do tabagismo e da exposição ao fumo do tabaco e que promove a adopção de políticas eficazes para salvar vidas. 

Sob o lema “Proteger os jovens das manipulações da indústria”, a Organização Mundial da Saúde lançou uma campanha mundial para combater as tácticas agressivas de comercialização da indústria do tabaco para atrair uma nova geração de consumidores.Na mensagem da directora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti, na região africana os produtos do tabaco são consumidos por 94 milhões de homens e 13 milhões de mulheres, bem como por um em cada cinco adolescentes. “Todos os anos, 146 mil africanos morrem de doenças relacionadas com o tabagismo.

O tratamento de doenças relacionadas com o tabagismo representa 3,5 por cento do total anual das despesas de saúde na região. Para combater a morbidade e a mortalidade imputáveis ao tabagismo, 26 países africanos proibiram fumar em espaços públicos e 10 desses países adoptaram proibições totais.Trinta e quatro países proibiram a publicidade, promoção e patrocínio de produtos do tabaco. No entanto, ao tentar proteger os seus cidadãos, muitos governos foram alvo de ameaças e acções judiciais instauradas pela indústria para enfraquecer essas medidas”, lê-se na mensagem.

A directora regional da OMS para a África exorta todos os governos a implementarem políticas gerais de luta antitabágica, conforme estipulado na Convenção-Quadro da OMS, de modo a salvar vidas e reduzir os custos dos cuidados de saúde.O Dia Mundial de Luta contra o Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987. (Notícias/RM)

Leave a Reply